domingo, 4 de dezembro de 2011

V Aveiro em formação no Luso

Realizou-se no passado fim-de-semana (25, 26 e 27 de Novembro) no Luso mais um Aveiro em Formação. Este evento, organizado pela JSD Regional de Aveiro, liderada pelo lusense Bruno Coimbra, atraiu ao nosso concelho políticos de reconhecido valor a nível nacional.

Tivemos a oportunidade de ouvir no primeiro dia Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto, antigo vice-presidente da JSD Nacional e antigo secretário-geral do PSD, que falou sobre a Crise do Regime, apontando a justiça e a comunicação social como dois sectores que fortemente têm contribuído para essa crise.

No segundo dia de formação Pedro Rodrigues falar sobre Justiça Intergeracional, Pedro Saraiva, deputado do PSD e antigo vice-reitor da UC, que falou sobre Emprego e Empreendedorismo, alertando os jovens social democratas para a falta de empreendedorismo existente no nosso país, Carlos Abreu Amorim e António Leitão Amaro, professores universitários de Direito e responsáveis pela Reforma no Poder Local, que falaram sobre o Livro Verde da Reforma do Poder Local, e Rodrigo Moita de Deus, bloguista do 31 da Armada, falar sobre Estratégias de Comunicação. Ainda no segundo dia, ouvimos Calos Coelho, eurodeputado, sobre Social Democracia nos Dias de Hoje, e ainda Carlos Encarnação, ex-presidente da Câmara Municipal de Coimbra e Governador Civil de Coimbra durante a governação de Sá Carneiro, que subordinou a sua palestra ao tema Sá Carneiro, e Agora?

No último dia, foi feita uma simulação de uma Assembleia Municipal, que foi dirigida pelo mealhadense Nuno Canilho, ex-deputado municipal na Assembleia Municipal de Mealhada eleito pelo PSD e ex-presidente da JSD Mealhada.

Nas sessões de abertura e encerramento destas Jornadas do Poder Local, estiveram ainda várias personalidades do PSD e da JSD: Duarte Marques e José Matos Rosa, presidente da JSD e secretário-geral do PSD, respectivamente, Luís Montenegro, líder da bancada parlamentar do PSD, António Topa, presidente do PSD Distrital de Aveiro, Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e membro da CPN do PSD e Regina Bastos, eurodeputada.

A JSD Mealhada, no âmbito de uma forte aposta na formação política, esteve presente com vários militantes que intervieram neste evento. Esta iniciativa, apesar de deixar de estar exclusivamente vinculada ao Poder Local, continua a ser uma óptima oportunidade para quem se queira preparar para intervir na política local.

Sem comentários: