terça-feira, 24 de julho de 2012

Aveiro em Formação - Jornadas do Poder Local

Decorreu no passado Sábado, 14 de Julho, mais uma iniciativa “Aveiro em Formação” promovida pela JSD Regional de Aveiro, na qual participaram 50 jovens do distrito, incluindo 5 jovens mealhadenses: Bernardo Pereira, Gonçalo Almeida, José António Pires e M.ª Francisca Monteiro da CPC da JSD, e António Pinho, da CPS do PSD.

Focada no principal desafio de 2013 - eleições autárquicas -, e tendo em conta a necessidade de formação de quadros para o mesmo, a CPR da JSD convidou alguns dos autarcas social-democratas mais conhecidos a abordarem temas relacionados com o Poder Local. Durante o período da manhã esta actividade contou com a presença dos palestrantes Manuel Castro Almeida e Fernando Seara. Sobre o tema “A autarquia como agente de desenvolvimento económico e social”, Manuel Castro de Almeida, Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira, focou a importância da criação de um novo ciclo nas autarquias virado para o desenvolvimento social e para o estímulo do empreendedorismo e da economia local, por contraponto aos ciclos anteriores mais focados na construção de infra-estruturas e equipamentos. Como autarca de um dos maiores concelhos de Portugal, Fernando Seara, Presidente da Câmara Municipal de Sintra, apresentou “O desafio de ser autarca”, uma reflexão sobre as dificuldades de gerir a comunicação, pessoas e expectativas face aos recursos escassos de uma autarquia.

Após estas palestras seguiu-se um almoço debate, com uma comunicação de Alfredo de Oliveira Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, acerca da evolução do poder local. Nesta comunicação foram referidas algumas datas importantes do processo de evolução do poder local após o 25 de Abril, sendo também abordada a reforma do poder local na perspectiva de um autarca experiente. Seguidamente, realizou-se um exercício de simulação de um Conselho Municipal de Juventude, guiado pelo Deputado Paulo Cavaleiro (membro da Comissão Parlamentar responsável pela legislação que regula aquele órgão) muito participado pelos jovens presentes.

A sessão de encerramento esteve a cargo da Presidente da JSD Regional de Aveiro, Catarina Pereira, contando com a presença de Hugo Soares, Presidente da Mesa da JSD Nacional, e em especial do Engenheiro António Topa, que teve nesta actividade o seu último acto público como Presidente do PSD Distrital de Aveiro.


Sem comentários: