segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Comunicado

JSD Mealhada apela à Câmara que reconsidere a decisão tomada acerca da Feira do Livro

É com enorme espanto que a JSD Mealhada vê a Biblioteca Municipal da Mealhada promover uma iniciativa chamada Magusto Literário, quando, no passado mês de Junho, a Câmara Municipal de Mealhada (CMM) rejeitou a criação de uma feira do livro a realizar em conjunto com a Feira de Artesanato e Gastronomia.

Na reunião ordinária da CMM, a 29 de Junho de 2011, Marilisa Morais Duarte, vereadora do PSD na altura, apresentou uma proposta para criação de uma feira do livro que se realizasse em conjunto com a Feira de Artesanato e Gastronomia. Esta proposta, que apenas teve os votos favoráveis dos vereadores do PSD, não foi aprovada com a justificação de que uma feira do livro não se integraria numa feira de gastronomia e artesanato e pela altura em que se realizaria.

Para justificar os seus votos na altura, disse o Sr. Presidente da CMM, Carlos Cabral, que “vota contra apenas pelo facto de ser proposta a integração da feira do livro na Feira de Artesanato e Gastronomia”, disse o vereador José Calhoa que “apesar de concordar com algumas coisas da proposta”, não lhe parecia que fosse uma “associação certa apesar de haver de facto poupança de custos”, e disse ainda a vereadora Arminda Martins que “lhe parecia um absurdo integrar um evento destes [uma feira do livro] numa feira de artesanato e gastronomia”.

Deste modo, é difícil entender a iniciativa da Biblioteca Municipal da Mealhada – que certamente terá o apoio da CMM – que vem associar a leitura a um magusto. Em política devemos ser coerentes e, se se entendeu que não se devia associar uma feira da gastronomia e artesanato a uma feira do livro pelos motivos referidos, não vemos por que razão se vem agora promover a associação de “boas leituras” a “castanhas quentinhas”.

No entanto, a CPC da JSD Mealhada pretende deixar claro que apoia todas as iniciativas que promovam a leitura e o contacto com o mundo literário, incluindo esta iniciativa da Biblioteca Municipal e regozija-se pelo facto de esta entidade promover uma iniciativa com o mesmo intuito da proposta apresentada por Marilisa Duarte. Renovando o que foi escrito e apresentado à CMM, no passado mês de Junho, entendemos que através da leitura desenvolvemos um espírito crítico, e através dos livros adquirimos conhecimentos que nos permitem ser melhores, tanto a nível pessoal, como a nível profissional. As entidades públicas têm um papel preponderante na promoção da leitura e esse papel tem sido desenvolvido sobretudo através de feiras do livro realizadas na Primavera e no Verão.

A integração da feira do livro na Feira de Gastronomia e Artesanato permitiria melhorá-la e permitiria igualmente obter uma poupança nos custos, uma vez que se poupariam na publicidade, logística, serviços, etc.

Assim sendo, considerando a mudança de posição da CMM, apelamos ao respectivo executivo que, por coerência, reconsidere a sua posição e que tome a iniciativa de promover no próximo ano uma feira do livro integrada na XIV Feira de Gastronomia e Artesanato.

Mealhada, 07 de Novembro de 2011
Juventude Social Democrata
Comissão Política Concelhia de Mealhada

Sem comentários: