quarta-feira, 11 de maio de 2011

Comunicado



JSD Mealhada condena afirmações da Vereadora Arminda Martins

Na reunião da Câmara Municipal de Mealhada de 21 de Abril de 2011, a Vereadora Arminda Martins, do Partido Socialista, em comentário à proposta de criação de um Portal da Juventude Concelhio, apresentada pela Vereadora do PSD, Marilisa Duarte, afirmou, justificando a sua reprovação à referida proposta, que os jovens são “na sua generalidade comodistas”, dizendo ainda, que não se lhes podia “dar a papa feita, mas sim a cana para os ensinar a pescar, caso contrário continuamos a alimentar o seu comodismo e facilitismo”. Além disso, concluiu dizendo que “os eventos específicos para jovens é uma conversa da treta” e que em tais eventos o que se assiste é a “aderência pelas minis”.

A JSD Mealhada entende que quem tem funções autárquicas e responsabilidades não deve, nem pode usar da palavra nestes termos. Na política não vale tudo, e na ausência de uma justificação plausível para se recusar a proposta apresentada, não é aceitável que se opte simplesmente por denegrir os jovens mealhadenses, principais beneficiados da implementação da mesma. Com efeito, há limites que devem ser respeitados.
Precisamente por se pretender “dar a cana para os ensinar a pescar”, esta proposta previa que fossem os jovens e as suas colectividades a ter um papel activo na dinamização do site. Era precisamente para servir como ferramenta de intervenção na comunidade e ajudar a combater a indiferença dos jovens que propusemos a criação de um portal concelhio para a juventude.

A juventude poderá mostrar-se indiferente e até acomodada em algumas situações, talvez por estar diante de um país sem encanto, construído pelas anteriores gerações. No entanto, julgamos que comodismo e indiferença se encontram presentes em todas as faixas etárias, e que existem muitos jovens que não têm a vida assim tão facilitada por terem tido a “papa toda feita”.

A História do nosso país está marcada por vários momentos que tiveram uma participação relevante e determinante por parte dos jovens e hoje, mais do que nunca, é necessário mostrar aos jovens que a sua intervenção e empenho são necessários para mudar e fazer crescer o país. Não é com afirmações como as proferidas de forma irresponsável pela Sra. Vereadora Arminda Martins que se cativa os jovens para a participação política activa.

Face a tudo isto, não poderia a JSD Mealhada, como estrutura que representa politicamente os jovens do nosso concelho permanecer calada e vem por este meio condenar as afirmações proferidas pela Vereadora Arminda Martins na reunião do executivo municipal no passado dia 21 de Abril.

Estamos convictos que a Vereadora Arminda Martins se irá retractar, fazendo justiça àqueles jovens que todos os dias lutam para fazer do nosso país e do nosso concelho melhores locais para todos.

Mealhada, 8 de Maio de 2011

Juventude Social Democrata
Comissão Política Concelhia de Mealhada

Sem comentários: