quarta-feira, 30 de março de 2011

Actividades JSD-PSD dia 26

Dois jovens deputados, Amadeu Albergaria e Paulo Cavaleiro, deslocaram-se ao concelho de Mealhada para participarem em várias actividades do PSD e da JSD.

Visita ao Buçaco

A primeira paragem dos deputados foi no Buçaco para uma reunião com o presidente da Fundação Mata Buçaco, António Jorge Franco. Para além daqueles, também participaram nesta reunião Paula Cardoso, também deputada, e vários elementos da JSD e do PSD locais. O motivo desta reunião prendeu-se com o interesse dos deputados pelo trabalho e projectos da Fundação, que tem como co-fundador o Estado Português. Foi uma óptima oportunidade para os deputados e restantes dirigentes políticos conhecerem o funcionamento da entidade que gere a Mata do Buçaco e se inteirarem sobre os recentes problemas relacionados com o corte de espécies protegidas.Ainda no âmbito desta visita, os deputados e os dirigentes do PSD e JSD concelhios deslocaram-se à zona do perímetro florestal do Buçaco; área que, em 2010, o Estado desflorestou com a venda , em lotes, de toda a madeira. Durante esta visita, os deputados demonstraram um enorme interesse pelos problemas colocados a este rico património e prometeram diligenciar no sentido de levar estas questões a Lisboa, embora reconheçam que com a prevista dissolução do parlamento haja alguma dificuldade em agir imediatamente.

Conversas de Café da JSD Mealhada - Os Jovens e a Política Local
Depois da visita à Mata, a JSD Mealhada discutiu com os deputados Amadeu Albergaria e Paulo Cavaleiro, ex-vereadores em Santa Maria da Feira e S. João da Madeira, respectivamente, e ex-dirigentes de secção e da distrital da JSD, em conversa de café, Os Jovens e a Política Local. Foi um momento particularmente proveitoso, onde os deputados partilharam as suas experiências, como dirigentes da estrutura partidária e como autarcas, e as suas opiniões sobre o tema em discussão. Em primeiro lugar, falou-se sobre o interesse dos jovens pela política e da sua intervenção cívica. Falou-se da importância das juventudes partidárias pelo facto de serem as únicas escolas políticas em Portugal, ao contrário do que acontece em outros países em que há uma formação política académica. Destacou-se também as intervenções cívicas pontuais dos jovens como o protesto Geração à Rasca do passado dia 12 de Março que teve um forte impacto no país.Numa segunda fase da conversa os deputados deram exemplos de meios para chegar mais perto dos jovens na política local. Falou-se, nomeadamente, da importância da irreverência das actividades da JSD, do palco que as redes sociais adquiriram nos tempos que correm e de como é fundamental ter jovens entre os eleitos no poder local.Houve também uma discussão acerca da importância do Conselho Municipal de Juventude, com os deputados a concordarem que vai ser um órgão que vai assumir, mais cedo ou mais tarde, um papel muito importante no panorama político local. Pode, na opinião daqueles, ser uma ferramenta muito útil para a participação dos jovens na política local desde que haja uma forte intervenção de todo o movimento associativo e político jovem dos respectivos concelhos.

Debate organizado pelo PSD em colaboração com a JSD - Associativismo e
Políticas Autárquicas de Apoio ao Associativismo
À noite, realizou-se uma conferência/debate sobre Associativismo e Políticas Autárquicas de Apoio ao Associativismo. Na mesa, além da presença dos dois deputados, esteve também Ricardo Pereira, dirigente associativo lusense.
Foi um óptimo momento para os dirigentes políticos ouvirem a visão dos dirigentes associativos e vice-versa. Os ex-vereadores deram a conhecer os projectos que executaram nos seus concelhos para dinamizar o movimento associativo cultural e desportivo. Já a realidade mealhadense ficou a cargo do vereador Miguel Ferreira e de Ricardo Pereira. Como ideias marcantes do debate para futura reflexão, pode-se destacar a criação de uma casa das associações e de um conselho consultivo do desporto. Ainda para reflectir, ficou a ideia de haver uma intervenção excessiva da Câmara no sector associativo, promovendo actividades que podiam ser realizadas pelas associações, como o extinto torneio inter-freguesias, e também a existência de algum autismo, sendo apontada a necessidade de a Câmara chamar as associações para estas participarem mais nas decisões do poder político local.

Agradecimentos:
Aos deputados Amadeu Albergaria e Paulo Cavaleiro,
Ao Ricardo Seabra Pereira,
A todos os participantes.

Sem comentários: