segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A Minha Freguesia - Barcouço


Decorreu no Sábado, dia 30 de Outubro, a segunda iniciativa integrada no périplo que a Comissão Política do PSD Mealhada, em conjunto com a JSD concelhia, está a fazer por todas as freguesias do concelho da Mealhada.
Como anfitrião a CPS e a JSD tiveram o cabeça de lista pelo PSD na freguesia de Barcouço às ultimas eleições autárquicas, FRANCISCO RAINHO, e os nº 2 e 3 da respectiva lista.
A reunião, dadas as más condições climatéricas que se faziam sentir, teve lugar no Restaurante “PÁTIO DA CASQUEIRA”, cujo proprietário teve a gentileza de nos ceder uma sala, gesto que aqui também agradecemos.
A reunião com os membros da Assembleia Freguesia teve por objectivo conhecer os problemas com que se depara a freguesia de Barcouço, que tem particularidades distintas de outras freguesias mais urbanas do nosso concelho e, em virtude disso, problemas distintos. Entre as questões que mais preocupam as populações da freguesia, FRANCISCO RAINHO referiu como principal problema a resolver com urgência a questão da inexistência de caminhos rurais transitáveis. FRANCISCO RAINHO e os restantes membros referiram que essa tem sido uma das principais reivindicações das populações eminentemente rurais de Barcouço, Ferraria e Pisão, problema que podia ser parcialmente solucionado com aquisição dum tractor pela Junta de Freguesia, proposta que já foi apresentada pelos elementos do PSD na Assembleia de Freguesia.
Outra das questões que preocupa ainda os representantes do PSD em Barcouço é a indefinição que vive o Pavilhão Municipal de Barcouço, o qual ainda não se encontra concluído por problemas diversos, impedindo as populações de o poderem utilizar. Os membros da Assembleia de freguesia estranham também o facto do mesmo pavilhão estar a ser utilizado por uma equipa exterior ao concelho e não o poder ser por aqueles para quem o mesmo foi construído.
O encerramento da Escola Básica de Cavaleiros também foi mais um dos temas abordados, com uma das representantes do PSD na freguesia a lembrar o vasto espólio detido por aquela escola e que foi obtido unicamente através do contributo dos encarregados de educação dos alunos. Relembrou também a necessidade daquele espaço dever vir a poder ser utilizado pelas pessoas da localidade, afirmando que já diligenciou junto da Junta de Freguesia no sentido da Escola poder vir a ser atribuída a uma futura Associação de Pais de Cavaleiros para ali poderem dinamizar o espaço e criar iniciativas que compensem o esvaziamento da povoação das suas crianças. Nessa sequência foi igualmente referida a questão dos transportes dos alunos da freguesia para as EB 2/3 e Secundária da Mealhada, os quais têm conhecido diversas contrariedades, entre atrasos e mesmo falta de transportes da TRANSDEV contratados pelo Município da Mealhada.
Por último, lembrou-se a necessidade de se verem concluídas as obras do Posto de Saúde de Barcouço, uma vez que o existente não cumpre minimamente as suas funções. Sobre esta questão, ÁLVARO NOGUEIRA, vice-presidente da CPS do PSD Mealhada lembrou aos presentes o papel que os membros das anteriores assembleias de freguesia afectos ao PSD tiveram na elaboração da moção que serviu de mecanismo de pressão para que o novo posto de saúde fosse uma realidade.
Em conclusão, os presentes abriram a porta para outras iniciativas na Freguesia de Barcouço, nomeadamente, o levantamento de todos os caminhos rurais a necessitarem de intervenção.
Esta foi sem dúvida uma iniciativa plena de utilidade e que serviu para fomentar a proximidade entre a Comissão Política, secção da JSD e os eleitos e militantes da freguesia de Barcouço. Foi também útil a informação fornecida por aqueles membros da Assembleia de Freguesia, a qual será também levada aos órgãos municipais, de forma a que a Câmara Municipal e a Assembleia Municipal possuam um retrato o mais real possível das freguesias que, por vezes, não têm voz nesses órgãos.

Sem comentários: