quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Com ele os portugueses sabem com o que podem contar


Após a declaração de candidatura de Manuel Alegre e Fernando Nobre, chegou a vez do actual Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva, falar ao País e mostrar a sua disponibilidade para exercer este cargo por mais cinco anos.

Apesar de todas as críticas que lhe já eram apontadas pelos opositores acerca da tardia decisão de se candidatar ou não à Presidência, Cavaco Silva, na sua habitual sobriedade, declarou que perante a situação extremamente difícil em que Portugal se encontra, perante as incertezas e até angústias sentidas por muitos portugueses, tinha o dever de se recandidatar à Presidência da República.

Decidiu candidatar-se, sabendo que, com a sua experiência e com os seus conhecimentos, pode ajudar o País a encontrar um rumo de futuro e vencer as dificuldades com que está confrontado. Na verdade, Cavado Silva será um dos responsáveis políticos que melhor conhece a realidade das diferentes regiões do País.

Portugal conhece sobejamente o trabalho efectuado por este ilustre social-democrata em prol do País, como um dos melhores colaboradores de Francisco Sá Carneiro, como Primeiro-Ministro (durante dez anos) e claro como académico nas áreas de Finanças e Economia.

Em tempos difíceis como a Nação atravessa, interessa haver pessoas preparadas e conhecedoras para lidar com os problemas nacionais e Cavaco não precisa de apresentar mais provas ao país. Cavaco Silva destaca-se de uma forma ímpar das demais candidaturas até agora apresentadas, aparecendo aos olhos de todos como um referencial de equilíbrio e estabilidade. Nestes 5 anos Cavaco Silva foi um Presidente isento e imparcial perante as diversas forças partidárias, procurou entendimentos através da promoção do diálogo e procurou em vários momentos da vida política evitar a crispação. Colaborou com os outros órgãos do Estado, cumprindo aquilo que havia prometido na sua campanha eleitoral. Há quase um ano, alertou para a situação explosiva do país e tentou, no quadro das competências que a Constituição lhe confere, usar os seus poderes para melhorar a situação do país.

Do seu comunicado ao País onde estabelece as suas prioridades como Presidente da República, a grande novidade é a não massificação da propaganda política, não querendo colocar cartazes exteriores (outdoors), poupança que faz para ir de encontro a todos os sacrifícios que os portugueses fazem e terão que fazer nos próximos tempos.

De destacar ainda que de entre os problemas que se colocam ao País no futuro imediato destacam-se o desemprego e o endividamento externo, verdadeiros quebra-cabeças para o País em geral e para a juventude portuguesa em particular.

Perante isto, e no seguimento do que foi feito há cinco anos, a JSD Mealhada alia-se totalmente à candidatura do Prof. Dr. Cavaco Silva!

Diogo Castela Canilho
Vice-presidente da CPS da JSD Mealhada

Sem comentários: