segunda-feira, 11 de junho de 2012

Comunicado Pós-eleitoral

A JSD Mealhada foi no Sábado a votos. Estão eleitos os novos órgãos da estrutura laranja. O projecto A Construção da Mudança Começa Agora!, único que se apresentou a eleições, cuja liderança coube a José António Pires e Diogo Castela Canilho, para a Comissão Política Concelhia e para a Mesa do Plenário, respectivamente, liderará a jota mealhadense no próximo biénio 2012-2014. A nova equipa – com jovens, cujas idades vão dos 16 aos 29, provenientes de todas as freguesias – mantém a heterogeneidade que garante a proximidade à juventude do concelho.

O projecto político apresentado aos militantes é de continuidade, sendo certo que desta feita uma grande parte da actividade da JSD Mealhada estará focada nas eleições locais de 2013. A mudança já começou, evidentemente, há muito tempo, mas o momento fulcral – para o qual queremos chamar a atenção – aproxima-se e todo o trabalho feito só terá valido a pena se houver efectivamente mudança em 2013. Continuaremos a apostar na formação política autárquica com o claro objectivo de apresentar quadros autárquicos que possam defender os interesses da juventude no concelho da Mealhada. Prosseguirá também o trabalho na captação de jovens para a actividade política local, tanto através do reforço da militância político-partidária, como através do contacto com os movimentos estudantis, associativos e empresariais concelhios.

Temos consciência da dificuldade de passar a mensagem nestas alturas; no entanto, estamos certos daquilo que defendemos e sabemos que a JSD, tal como as outras juventudes partidárias, continua a ser o meio de participação política, voluntária e estruturada, mais adequado para servir de plataforma de defesa dos interesses dos jovens junto do poder local. Os jovens não podem criticar por criticar, aderindo frequentemente à crítica fácil, devem procurar os locais próprios para defenderem aquilo em que acreditam de forma reflectida e organizada.

Provámos neste mandato que é possível ouvir os jovens e que estes têm algo a dizer. Foram apresentadas várias propostas e foram feitas diversas interpelações, tanto na Assembleia Municipal, através de Bruno Coimbra e de Luís Brandão, como na Câmara Municipal através de Marilisa Duarte, jovens eleitos locais do PSD cuja proximidade à JSD é sobejamente conhecida.

Focaremos a nossa atenção nos vários problemas que afectam a juventude nos últimos tempos, nomeadamente em relação ao desemprego jovem, para o qual já são fornecidas algumas soluções a nível local que passam sobretudo pela aposta no empreendedorismo e na criatividade da juventude. Também estaremos particularmente atentos, a outros problemas locais, como a fraca participação cívica, para a qual já apresentámos soluções, designadamente o Parlamento dos Jovens Local e a dinamização do Conselho Municipal de Juventude. Entre outros, daremos importância a outras áreas de especial interesse para a juventude, como a cultura e o desporto, e de especial interesse para o nosso concelho, como o turismo e o ambiente.

Pugnaremos para que os jovens mantenham a sua voz dentro do PSD e, por conseguinte, no Poder Local, estabelecendo desde já como objectivo a inclusão de jovens quadros nas listas dos órgãos municipais e o reforço nos órgãos de freguesia. Não é tempo de ficar em casa, mas também não é tempo de agir irreflectida, pontual ou turbulentamente. Importa colaborar na procura de soluções, em vez de apenas reivindicar e manifestar sem propor alternativas exequíveis.

Mesa do Plenário Concelhio
Comissão Política Concelhia

Sem comentários: