segunda-feira, 28 de maio de 2012

Escolhe o teu lado: agregação de freguesias


No passado sábado, a JSD Mealhada reuniu-se para mais um workshop político. Desta feita, a concelhia da jota reuniu-se para discutir a reforma do poder local, designadamente a agregação de freguesias no nosso concelho.

O workshop, que decorreu em Casal Comba, iniciou-se com a divisão do grupo em três partidos políticos com ideologias diferentes aos quais cabia a responsabilidade de defender uma posição diferente perante a reforma no poder local a implementar nos próximos meses. Os jovens social-democratas mealhadenses foram aleatoriamente distribuídos por três partidos políticos com ideologias diferentes e pontos de vista perante a reforma diversos, o que levou necessariamente a que alguns tivessem de defender posições com as quais não concordavam necessariamente. Depois do debate, dos três partidos dois acabaram por apresentar uma proposta de fusão de freguesias que foram debatidas e o outro acabou por se manifestar frontalmente contar a agregação de freguesias. Cada partido teve alguns minutos para atacar as propostas e posições dos outros.


Para a JSD Mealhada, esta sessão de formação, denominada Escolhe o Teu Lado, tratou-se de uma actividade muito profícua. As juventudes partidárias têm a obrigação de preparar os jovens para o debate político, e a JSD local decidiu criar oportunidades para os jovens divididos em pequenos grupos serem obrigados a debater, mesmo que tenham de defender posições em que não acreditam. Só assim aqueles podem aperfeiçoar a técnica de debate: aprender a defender a sua posição e concomitantemente encontrar os pontos fracos e atacar a posição do adversário. Deste modo, este tipo de actividades é uma óptima oportunidade para se treinar a capacidade argumentativa, bem como a capacidade de desmontar a posição defendida pelo adversário. Não obstante o principal objectivo da actividade fosse esse, aproveitou-se também para discutir a agregação de freguesias, um tema que actualmente é discutido no âmbito local em todas as estruturais partidárias.


Sem comentários: