quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Os Presidentes de Junta querem, mas o presidente de câmara parece que não

Pelo que tem sido referido pelo Presidente da Câmara Municipal de Mealhada, nas últimas Assembleias Municipais, o executivo Municipal não tem tido grande interesse em demonstrar junto dos organismos competentes a vontade de acolher uma Pousada de Juventude no Concelho. Para o processo se desenrolar, o executivo camarário tem de o dinamizar.

Informalmente e formalmente, enquanto membro da Assembleia de Freguesia de Luso, ouvi do Presidente da Junta de Freguesia de Luso a manifestação de agrado perante a ideia de uma estrutura deste tipo surgisse no Luso.
Na última Assembleia Municipal ouvi do Presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa essa mesma vontade.
Pelo que parece há duas freguesias, do concelho de Mealhada, interessadas em acolher uma Pousada de Juventude. Mas a entidade que deve desenvolver todo o processo, não parece estar com vontade de dedicar esforços na persecução deste objectivo. Pode ser que mude de opinião e assim:

será uma sã luta, em que os árbitros são o executivo de Mealhada e a entidade governamental que gere estes equipamentos.


Para que se saiba, partilhando esta proposta com o PSD e da JSD, desde há alguns anos que tenho questionado o executivo de molde a fazer-lhes ver que seria um óptimo investimento. Considero que é uma solução turística que não concorre com a tradicional oferta hoteleira existente. Pelo contrário os clientes de HOJE das Pousadas de Juventude, são os clientes de AMANHÃ das Pensões, Residenciais e Hotéis.
Os utilizadores das Pousadas de Juventude, muitas vezes, vão para um local apenas porque existe essa solução, é algo parecido com o que às vezes acontece com os Parques de Campismo. Apenas, como mero exemplo (porque tenho mais!), e eu e outros jovens passámos vários dias em Almograve, Praia da Costa Vicentina, apenas porque existe lá uma Pousada de Juventude, senão teríamos ido para outra Praia, naquela região, onde existisse Pousada de Juventude. E acreditem que era uma aldeia muito, muito sossegada…!!! Esta Pousada de Juventude dava movimento àquela Praia perdida entre Vila Nova de Mil Fontes e Odeceixe.

Sobre o aspecto investimento, refira-se, como exemplo, que Pousadas de Juventude inauguradas em 2007 foram construídas com apoio de 75% União Europeia (ex.: Lousã, Alvados, etc.).
É claramente um bom investimento para o nosso Município, visto as vantagens que traz na promoção do emprego directo e indirecto, na divulgação turística a outros segmentos da população portuguesa e estrangeira, ... sendo um lançar de sementes a colher posteriormente a diversos níveis.

Que o Presidente da Câmara escute a JSD e o PSD, para além, dos seus 2 Presidentes de Junta acima referenciados.

Por um melhor concelho e mais pujante.

Luís Brandão

Nota: Texto publicado no blogue do Luís Brandão que o autor gentilmente nos autorizou a publicar no nosso blogue

Sem comentários: