terça-feira, 17 de julho de 2007

  • Nota à imprensa

  • Atenta aos efeitos mediáticos do concurso ‘7 Maravilhas de Portugal’ cuja apresentação final que terá lugar no dia 7 de Julho, e consciente de que o turismo e a promoção do património artístico e arquitectónico são vectores estratégicos fundamentais para o desenvolvimento económico do concelho da Mealhada, a comissão política concelhia da JSD Mealhada colocou um outdoor de promoção da estância Luso-Buçaco junto da rotunda de cruzamento das estradas nacionais nº1 e nº234.

    A JSD-Mealhada apresenta-se assim com uma postura de ‘acção pela positiva’, cumprindo uma função social que acredita que deve desempenhar a par da sua actividade com agente político concelhio.

    A JSD-Mealhada, lamenta o facto da estratégia de promoção turística do concelho ser muito aquém da necessária para um concelho com tamanhas potencialidades nesta área.
    No entender da JSD a promoção turística do Concelho da Mealhada carece de uma estratégia clara, com objectivos e metas ambiciosas, atenta à evolução dos tempos e às novas necessidades da sociedade, e que seja capaz de colocar nos principais roteiros turísticos nacionais e europeus o Luso enquanto vila termal acolhedora e aprazível, o Buçaco como pérola de beleza natural com monumentos e história de valor extraordinário e a Mealhada como capital do Leitão, do pão e do vinho da Bairrada.

    A JSD lamenta o facto de o concelho não ter um historial de promoção turística que permita ombrear com os concelhos contemplados com a distinção de ‘Maravilha de Portugal’ e de, mais uma vez, ter perdido uma oportunidade de divulgar o nosso concelho, nomeadamente o Buçaco – a maior reserva dendrológica da Europa , o Palace - um dos mais belos palácios de caça dos reis europeus, e o Luso - um local de eleição para turismo verde, rural e campestre - em inúmeros guias de distribuição gratuita, publicidades televisivas, artigos na imprensa nacional, hipermercados, agências de viagens, entre outros meios que se associaram a este concurso. De igual forma, a JSD-Mealhada lamenta a insistência da Câmara Municipal da Mealhada em não ter como prioridade a proposta da JSD apresentada em Setembro de 2006 na Assembleia Municipal, para criação de uma pousada da juventude no Luso que, no nosso entender, colocaria a estância termal nas rotas de turismo juvenil nacional.

    A JSD-Mealhada tem apresentado, ao longo dos últimos anos, um vasto conjunto de medidas que defende nesta área, nomeadamente a criação de uma empresa municipal de turismo. Solicitámos, desde há muito, uma maior capacidade de resposta por parte das instituições responsáveis pelo turismo concelhio e uma alteração da orgânica das mesmas, lamentando, também, a não inclusão do Concelho no programa ‘Vá para fora cá dentro - Escapadinhas de Portugal’.

    No que diz respeito, ao tributo organizado pela Câmara Municipal da Mealhada aos concelhos abrangidos nas ‘7 Maravilhas de Portugal’, previsto para final do mês, a JSD entende que esta organização mostra bem como a Câmara se limita a ir a reboque, publicitando o turismo fora do concelho, quando não é eficaz na publicitação do seu próprio turismo.

    Mealhada, 6 de Julho de 2007.

    O presidente da Comissão Politica da JSD daMealhada
    Bruno Coimbra

    5 comentários:

    Anónimo disse...

    Já tanto foi dito sobre esta actividade que nem sei mais o que diga! Muitos Parabéns! Foram audazes! E como o concelho precisa de politicas audazes e de jovens com ideias frescas e oportunas!!

    Anónimo disse...

    Parabéns JSD! Foi mesmo muito bem esgalhado!!!!!

    Anónimo disse...

    Este outdoor é de facto qualquer coisa de espectacular! E têm uma qualidade enorme!

    Anónimo disse...

    Nunca percam o dom de fazer politica pela positiva! Parabéns!

    António Silva

    Anónimo disse...

    Isto sim! Uma maravilha dos jovens activos deste concelho! Parabéns JSD!

    Raquel