Chegou a hora de os jovens dizerem: presente!
No dia 7 de Abril irei integrar o Executivo Municipal em virtude da apresentação do pedido de Suspensão de Mandato da Senhora Vereadora Leonor Lopes. Enquanto elemento da JSD Mealhada é de facto uma oportunidade, que muito nos honra e que não pretendemos desperdiçar, de junto do executivo fazer valer as nossa ideias e projectos, sensibilizando-o para questões juvenis e não só.
A JSD Mealhada pauta-se por um intervencionismo de excelência, no concelho, contribuindo para a educação cívica e formação política da juventude, defendendo os sues direitos e promovendo a sua representação bem como participação políticas, nunca descurando os interesses do Concelho e as suas reais necessidades, nomeadamente as dos jovens mealhadenses.
Pois bem, o meu já significativo percurso na JSD, percurso associativo jovem na minha freguesia (Ventosa do Bairro), a que pertenço e me dedico desde sempre, e ainda percurso académico onde integrei órgãos representativos dos estudantes, levam-me a aceitar esta, que bem sei, grande responsabilidade, que quero assumir de forma construtiva e responsável, ciente do meu ainda curto percurso autárquico, mas que se contrapõe a um espírito motivado e firme nos valores e causas que me levam a exercer tal cargo.
A Mealhada é um concelho cheio de potencial para o desenvolvimento e crescimento a todos os níveis, seja turístico pelas riquezas gastronómicas e naturais que contém, seja a nível industrial (pelo posicionamento estratégico invejável) que sabemos gerador de emprego e prosperidade para as famílias que nele habitam. Estes factos entre outros devem-nos sensibilizar e alertar para um espírito de iniciativa e dedicação. A Mealhada e os seus munícipes merecem!
Numa altura em que se fala tanto de uma geração à rasca, que se julgava rasca, de facto, faz todo o sentido na qualidade de jovem exercer a vereação de modo a fazer recomendações e expor ideias que vão ao encontro das necessidades dos jovens, bem como respectivas soluções que considero viáveis e necessárias implementar na Mealhada.
Torna-se imperioso auscultar a dita geração mais qualificada de sempre, que por sê-lo de facto, tem uma palavra preciosa a dar sobre o destino do país e neste caso do nosso Concelho. Os executivos e a população em geral terão muito a ganhar se percorrerem este caminho de aproximação aos jovens. Nesta tarefa darei o meu melhor! Sou conhecedora das inquietudes e anseios de problemas que os jovens de hoje enfrentam e não lhes adivinham um futuro risonho, ou eu não fosse jovem também. Na Mealhada esse caminho está por percorrer mas acredito veemente que será percorrido.
As associações jovens do Concelho estão em crescendo, são exemplo disso a sedimentada Associação de Jovens Cristãos do Luso, assim como o mais recente “Grupo de Jovens de Barcouço” e “Njovem”, não esquecendo o trabalho continuado dos Escuteiros um pouco por todo o Concelho; a cada vez maior prática desportiva jovem e até a evolutiva qualidade apresentada no evento “Escoliadas”. Assim, com um intervencionismo cada vez mais proactivo mostram que estão atentos e organizados. O Concelho da Mealhada contraria as vozes daqueles que têm vindo a afirmar uma atitude passiva da juventude na sociedade. Passivos são aqueles que não enxergam tal facto! E que por não conseguirem enxergar, não lhes dão o devido apoio. Acredito que esta não será a realidade mealhadense!
Nota:
Gostaria de felicitar a Senhora Vereadora Leonor Lopes pela forma como exerceu até aqui a vereação, sempre com uma postura construtiva e sempre preocupada com os interesses dos munícipes.
Marilisa Duarte
JSD Mealhada
Vereadora da Câmara Municipal de Mealhada
Artigo de opinião publicado no jornal Mealhada Moderna
Sem comentários:
Enviar um comentário