domingo, 30 de janeiro de 2011

Aveiro em Formação – Jornadas do Poder Local 2011


A JSD Regional de Aveiro, liderada pelo lusense Bruno Coimbra, organizou no passado fim-de-semana (28, 29 e 30 de Janeiro) em Ílhavo, mais um Aveiro em Formação – Jornadas do Poder Local 2011.
Foram vários os temas tratados, neste encontro de jovens social-democratas, por formadores com experiência política autárquica.
No primeiro dia, Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, ex-dirigente da Associação Nacional de Municípios e ex-secretário-geral do PSD, falou sobre Municipalidade.
No Sábado, discutiram-se vários temas ligados ao poder local: Políticas nas Juntas de Freguesia, com dois jovens autarcas ex-dirigentes da JSD, Alexandre Brito, secretário da Junta de Freguesia de Rio Meão, e Márcio Sol, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro; Acção Social – Soluções Inovadoras a Nível Autárquico, com Paulo Costa, vereador na Câmara Municipal de Ílhavo; Comunicação Política – Falar Claro, com Nuno Matias, presidente do PSD Almada e vereador da Câmara Municipal de Almada; e, finalmente, Autarquias de Futuro e Ética na Política, com Luís Marques Mendes, ex-vereador na Câmara Municipal de Fafe e ex-presidente do PSD.
No último dia, foi feita uma simulação de uma Assembleia Municipal, que foi dirigida pelo mealhadense Nuno Canilho, ex-deputado municipal na Assembleia Municipal de Mealhada eleito pelo PSD e ex-presidente da JSD Mealhada.
Nas sessões de abertura e encerramento destas Jornadas do Poder Local, estiveram ainda várias personalidades do PSD e da JSD: Marco António Costa e Pedro Passos Coelho, vice-presidente e presidente, respectivamente, do PSD, António Topa, presidente do PSD Distrital de Aveiro e Duarte Marques, presidente da JSD.
A JSD Mealhada, no âmbito de uma forte aposta na formação política autárquica, esteve presente com vários militantes que intervieram, colocando questões em quase todos os assuntos discutidos. Na opinião da JSD Mealhada, Portugal vai viver em 2013 uma verdadeira revolução nas autarquias, com a saída de muitos presidentes de câmara e de freguesia, por causa da lei de limitação dos mandatos, pelo que convém preparámo-nos para os desafios que se nos vão colocar. Se já antes era importante formar jovens autarcas, agora é importantíssimo. Esta iniciativa é uma óptima oportunidade para quem se queira preparar para intervir na política local. Importa ainda salientar que a JSD Mealhada foi informando os seus militantes e simpatizantes pelo seu Facebook do decorrer dos trabalhos.

Sem comentários: