domingo, 18 de julho de 2010

JSD Mealhada no II Encontro Nacional de Secções e no 36.º Aniversário da JSD


A JSD Mealhada participou ontem (dia 17) no II Encontro Nacional de Secções da JSD e no 36.º aniversário da nossa juventude partidária, como havíamos transmitido neste blogue.
No que diz respeito à primeira parte, no âmbito do primeiro e segundo tópicos, A JSD e os sub-18 e A PRODUÇÃO POLÍTICA NAS SECÇÕES – Como Investigar, Produzir e Comunicar propostas políticas para o nosso Concelho?, tivemos oportunidade de ouvir vários oradores com intervenções tanto de cariz mais académico como intervenções que nos transmitiram experiências político-partidárias de dirigentes da JSD. De manhã, assistimos a uma palestra, proferida pela Prof. Nilza Mouzinho de Sena - Professora do ISCSP-UTL e vice-presidente da CPN do PPD/PSD que analisou a relação da JSD com os sub-18. À tarde, tivemos oportunidade de ouvir Nuno Matias - ex-presidente da CPD da JSD de Setúbal -, que nos contou na primeira pessoa, entre outras coisas, a célebre história do camelo da margem sul. Tivemos ainda oportunidade de ouvir Rodrigo Moita de Deus, co-autor do blogue 31 da Armada que falou da evolução dos instrumentos de comunicação política, maxime a força que os novos meios de comunicação - redes sociais, blogues, etc. - têm nos dias de hoje. Estas duas intervenções focaram sobretudo a comunicação de propostas e ideias das secções. Depois destas intervenções, tivemos oportunidade de ouvir vários dirigentes locais de secções com realidades bastante diferentes que nos transmitiram algumas das experiências que tiveram ao longo dos seus percursos políticos. O balanço da nossa participação nesta actividade da JSD é bastante positivo. A nossa presença permitiu-nos ouvir relatos na primeira pessoa de actividade política que nos interessa particularmente (por exemplo: formação sub-18 e a produção política das secções), bem como tomar conhecimento de outras formas de produzir trabalho político que podem ser utilizadas pela JSD no nosso concelho. Importa ainda destacar a intervenção do lusense Bruno Coimbra - presidente da CPD da JSD de Aveiro e presidente da mesa do plenário de militantes da JSD da secção da Mealhada - cujo discurso focou o trabalho político das secções do distrito de Aveiro - destacando o Jornal da JSD de Santa Maria da Feira e o cartaz da Mealhada - e a força que as estruturas concelhias do distrito de Aveiro têm no que toca a mobilizar jovens para actividades político-partidárias, tanto para actividades a nível concelhio e distrital, como para actividades a nível nacional.
Por último, no âmbito das comemorações do 36.º aniversário da JSD, assistimos a uma intervenção de Pedro Passos Coelho - presidente da CPN do PPD/PSD - que ficou marcada pela resposta às críticas que foram aparecendo ao longo do dia sobre as suas propostas de revisão constitucional e pela defesa de uma política que resolva os problemas da dívida portuguesa e que não empenhe as futuras gerações portuguesas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Queria realçar a importãncia de uma cada vez maior intervenção da juventude na política.São vocês jovens que no futuro comandarão Portugal.Será mister continuar a cativar e a atrair os jovens para a política através do fomento de actividades junto das escolas secundárias e universidades.A JSD, como maior e melhor juventude partidária deste país,não pode esmorecer e deverá continuar a trilhar o rumo que neste momento toma.Por isso estes encontros são de uma importãncia extrema para que os jovens discutam dentro do seu núcleo os reais problemas da juventude portuguesa,os problemas que no futuro terão de enfrentar aqueles que nos dias de hoje são jovens e os problemas vindouros dos futuros jovens deste país.Viva o PPD/PSD!Viva a JSD!