sexta-feira, 20 de março de 2009

Seminário sobre Emancipação Juvenil



Seminário sobre Emancipação Juvenil
3, 4 e 5 de Abril em Ovar



A Emancipação Juvenil foi definida, em 2008, como área prioritária para a intervenção do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) – plataforma representativa das organizações de juventude de âmbito nacional. Com efeito, este é um tema que assume toda a centralidade e relevância quando falamos em juventude, designadamente num contexto de crise financeira e de aumento do desemprego em que a autonomia dos/as jovens pode estar seriamente comprometida a curto e/ou médio prazo.

Para além do mais, no que concerne as políticas de juventude, o tema da emancipação
juvenil é actualmente um dos tópicos centrais da agenda das instituições europeias. Aliás, é na revisão parcial das metas de Lisboa (Crescimento e Emprego 2005-2009), através da adopção do Pacto Europeu da Juventude, que os chefes de Estado e de Governo da União Europeia reconheceram formalmente a importância de um investimento estratégico em Capital Humano, com vista à prossecução de um desenvolvimento sustentado e sustentável, baseado numa economia do conhecimento, e na formação dos/as jovens europeus, como agentes promotores/as do empreendedorismo social e económico.

Os desafios principais da juventude portuguesa na actualidade incidem, sobretudo, nas questões relacionadas com a sua emancipação. De um modo figurativo, por emancipação entendemos o “corte do cordão umbilical”, em que os jovens deixam a dependência económica dos pais e conseguem ter acesso à sua habitação, a um emprego estável e a uma educação que leve à autonomia, para a liberdade e, acima de tudo, para a cidadania política e social. Na actualidade, verificamos que a idade da emancipação tem vindo a ser prolongada, o que, do nosso ponto de vista, exige uma reflexão séria por parte de todos os actores que trabalham na emancipação jovem.

Em 2009, e num contexto em que esta se encontra seriamente comprometida, importa consolidar a acção da juventude e marcar o debate político com as nossas preocupações, necessidades e propostas, principalmente num ano marcado por três actos eleitorais.
É com estes objectivos que o CNJ se propõe a organizar um seminário de dois dias, nos dias 4 e 5 de Abril (com chegada a 3 de Abril, ao final da tarde), em Ovar, sobre emancipação juvenil, visando essencialmente a construção de um debate colectivo e construtivo sobre dois eixos fundamentais da emancipação juvenil - a Habitação e o Emprego - e a formulação de opiniões e propostas a serem sistematizados num documento, que constituirá, por certo, uma ferramenta de trabalho de particular importância.

Nele serão discutidos e debatidos temas como a habitação, o arrendamento jovem, o (des)emprego juvenil, a precariedade laboral, a mobilidade, o conceito e a necessidade de new skills for new jobs (novas qualificações para novos empregos), a formação profissional, a transição “escola/universidade – mercado de trabalho”l, o primeiro emprego, o empreendedorismo, entre outros assuntos.


A quem se destina?

• Estudantes do ensino superior, secundário e profissional;
• Jovens dirigentes associativos juvenis;
• Jovens Trabalhadores/as;
• Jovens Empresários/as - Jovens Empreendedores/as;
• Jovens com participação cívica e/ou política activa;

Número de participantes: Até 50 participantes (a serem divididos por 3 grupos de trabalho) com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.

Metodologia

O Seminário decorrerá durante dois dias e será repartido entre sessões plenárias e grupos de trabalho.
Os/As participantes serão divididos/as em grupos de trabalho e debaterão ao longo do dia de sábado os temas em discussão. Os trabalhos serão conduzidos por jovens facilitadores/as e a utilização de metodologias e técnicas de educação não formal será recorrente.
A criação de um espaço informal, cooperativo e participado será uma das nossas principais preocupações.
Os trabalhos contarão com os contributos pontuais de especialistas e/ou decisores/as
políticos/as sobre os temas em debate e facilitadores/as que promoverão a participação.
Cada grupo de trabalho elegerá um/a relator/a que no final do dia, e em colaboração com os/as outros/as relatores/as dos restantes grupos de trabalho e os/as facilitadores/as, deverão sistematizar os conteúdos da discussão num documento final.
No domingo de manhã, decorrerá um painel sobre as questões relativas à habitação, eixo fundamental da emancipação juvenil. Na parte da tarde, cada grupo de trabalho serão apresentadas as conclusões do seminário, em sessão plenária, na qual estarão presentes decisores/as políticos/as.

Grupos de trabalho

Grupo 1 – (Des)Emprego juvenil em Portugal

Mercado de Trabalho Actual; Legislação; Acesso ao Emprego; Precariedade; Desemprego Juvenil e Desemprego Qualificado; Protecção social no emprego, Conciliação entre a vida familiar e a vida profissional; (Des)igualdade de género.

Grupo 2 – Formação Pessoal/Profissional e Novas Oportunidades de Emprego:

Ligação Escola / Empresa; Formação, Gestão e aquisição de novas competências; Inclusão Social; Reconhecimento da Educação Não Formal e Voluntariado; Novas Oportunidades de Emprego: Estágios, Empreendedorismo; Autonomia e Criação do Próprio Emprego; Incentivos; Trabalhar na Europa.

Programa

Sexta –feira

11h00 – Chegada dos/as facilitadores
18h00 - Chegada dos/as Participantes
19h00 - Boas-Vindas e introdução ao programa
20h00 - Jantar
21h45 – Apresentação dos/as participantes e continuação da introdução ao programa
Sábado

Sábado

09h30 Sessão Oficial de Abertura
10h15 Conferência de Abertura
11h30 Coffee Break
11h50 Grupos de Trabalho
13h00 Almoço
14h30 Grupos de Trabalho
16h45 Coffee Break
17h00 Grupos de Trabalho
20h00 Jantar
21h30 Sistematização de reflexões, propostas num documento


Domingo

09h30 Painel sobre habitação
11h00 – Coffee Break
11h15- Debate
13h Almoço
14h30 – Apresentação das conclusões e sessão de encerramento
16h – Partida dos/as participantes


Taxa de inscrição
A frequência deste seminário é gratuita.

Alojamento e Alimentação

A organização oferece jantar no dia de sexta feira bem como almoço e jantar no dia de sábado e almoço no domingo.

O alojamento gratuito está assegurado para as noites de sexta e de sábado.

Os transportes locais também serão assegurados pela organização.


Transporte

As despesas de transporte deverão ser asseguradas pelos/as participantes.
Certificado
No Final do seminário, será entregue um certificado atestando da participação no seminário.
Prazo final para candidaturas

Os/As interessados/as em participar deverão preencher a ficha de candidatura e enviá-la para o CNJ até ao próximo dia 29 de Março, ao cuidado de Magda Alves, para os e-mails: geral@cnj.pt e magda.alves@cnj.pt ou fax: 218802139.

Contactos

Para mais informações, por favor, contactar o Secretariado do CNJ:
e-mail: magda.alves@cnj.pt
tel: 218802130
telm: 938160139

Apoio: IPJ

1 comentário:

André Melo disse...

Próximo edição no Luso?
Temos potencial para isso!
Um abraço